domingo, 25 de abril de 2010

O Viaduto Caramuru




Foto antiga da rua vista de cima do Viaduto

Viaduto atualmente

O Viaduto Caramuru foi construído em 1925 com o objetivo de ligar as ruas Dom Fernando e Francisco Araújo e servir de passagem para o bonde, que então circulava em direção à Cidade Alta. Dizem que o bonde, entretanto, nunca chegou a atravessar o viaduto, ou porque temiam que ele não agüentasse o peso ou porque o bonde não era capaz de fazer a curva que ligava as ruas ao viaduto.

Logo abaixo se encontra a Rua Caramuru, local histórico, onde teria ocorrido uma batalha contra holandeses que tentavam invadir a ilha em 1640, pois naquela época a ladeira levava ao Porto dos Padres, utilizado pelos freis do Convento de São Francisco.

O nome do viaduto, e da rua sob ele, foi dado em homenagem aos Caramurus, membros da Irmandade de São Benedito do Convento de São Francisco, que foi extinta no início do século XX. O nome surgiu a partir de conflitos com os irmãos de outra irmandade do mesmo santo, situada na Igreja do Rosário, que receberam o nome de Peroás.

Durante a década de 1930, algumas casas que ficavam próximas ao viaduto foram derrubadas para o alargamento da rua Caramuru e o viaduto, situado próximo também da Igreja de São Gonçalo, foi reformado durante as décadas seguintes.

Para quem vem do Parque Moscoso, o viaduto é praticamente o portal para a Cidade Alta. Sua beleza é indiscutível. Ás vezes penso como seria se o antigo bondinho voltasse a circular ao menos na Cidade Alta, não digo nos dias de semana, até porque se torna praticamente inviável. Mas imaginem se funcionasse aos sábados e domingos, seria uma ótima forma de fazer um turismo diferente pelo Centro. Uma réplica perfeita do bondinho, com direito a guia a caráter e música da época! Não seria o máximo?

Abraços,


Sarah Vianna

3 comentários:

  1. muito legal a iniciatica de conta u pouco a historia do centro parabens ai srkskrs eu sou o monitor do Rosario

    ResponderExcluir
  2. Devemos mesmo valorizar o que temos. Nós moradores não devemos apenas ficar esperando a ação das autoridades, embora seja delas também a responsabilidade. Devemos tomar iniciativas de proteção e preservação do bairro. Excelente texto.
    A exemplo disso, criamos a Associação de Moradores e Amigos do Centro. Estamos em faze de oficialização e logo iniciaremos ações de busca de melhorias para o bairro. Portanto, quando houver reuniões da Associação, participem, contribuam.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vinícius! No segundo semestre faremos um projeto de visita ao centro no período noturno, com alunos da EJA de Vitória. Teremos uma exposição fotográfica no final e isso também será uma forma de divulgar o centro da cidade. Um abraço,
    Léia

    ResponderExcluir