quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Desabafo!

(Imagem Folha Vitória)


Estudante de 14 anos é estuprada e assassinada no Centro de Vitória.

Vocês devem ter lido ou assistido sobre o crime bárbaro, não vou entrar em detalhes,
quem quiser ler a matéria aqui está o LINK!


Mas é aí que a gente se pergunta CADÊ A SEGURANÇA NOTURNA NO CENTRO DE VITÓRIA?
Todos sabemos, inclusive as autoridades, que o Centro de Vitória é alvo de mendigos e drogados
por motivos inúmeros. Á noite o Centro é extremamente deserto e algumas ruas mal iluminadas, existem muitos casarões e prédios abandonados o que facilita a ação de usuários de drogas e até mesmo de ASSASSINOS como foi citado no caso da estudante, que foi encontrada em um prédio abandonado no Parque Moscoso (foto).
O fato é que os morados do Centro estão a mercê da violência. Será que só eu não vejo políciamento nas ruas do Centro? Ah, é claro, as autoridades moram nos bairros mais nobres por isso nem olham para o berço da urbanização de Vitória. Agora na hora de "empurrar" moradia popular para algum bairro eles lembram do Centro.
De manhã o Centro ferve, comércio, Fórum, engravatados, trânsito...Á noite, os engravatados vão para seus bairros nobres, bem estruturados e seguros,e o Centro dorme, quero dizer, os moradores dormem (os bandidos estão bem acordadões!), são obrigadas a dormir porque primeiro, realmente não tem nada que as atrai para a rua (lazer noturno no Centro?Bimbo?Oi?), e segundo, dormem porque NÃO EXISTE SEGURANÇA no seu bairro. Então o melhor a fazer é dormir mesmo. Alguns corajosos até se arriscam numa pracinha aqui ou ali, ou vão para o bairro do nosso Prefeito, lá tem pracinhas bem iluminadas, bares com vigilância sanitária, calçada cidadã, segurança e policiamento nas ruas. Prefeito este que só sabe empurrar obra no Centro "goela a baixo", fazendo a gente engolir barulho de máquinas, poeira, mais trânsito, buracos...

Tá, nem sei se a culpa é mesmo do Prefeito, mas enfim foi um desabafo de uma estudante universitária, que mora no Centro, que estuda a noite, que chega todo dia tarde no seu bairro e que ao descer no ponto de ônibus tem que andar depressa, quase correndo porque tem medo de acontecer com ela o que aconteceu com a estudante assassinada.


Sarah Vianna

4 comentários:

  1. É sempre assim, tem que esperar o desastre acontece para assim as autoridades começarem a agir. E sobre as autoridades, até as que moram no bairro precisam esperar a morte ocorrer. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro dou meus parabéns a equipe por se manter alertas (Acordados) aos fatos pertinentes ao nosso bairro. Sou morador do centro, e devo dizer que venho resistindo para não mudar. O centro de Vitória é algo realmente incomum, diferenciado. Gosto demais de viver aqui, sou fã, divulgador e ativo participante da vida deste pedaço da nossa ilha. Ao saber desse caso me falta adjetivo apropriado para qualificar a barbárie. Fico estupefato que algo tão essencial como a segurança nossa e dos nossos vizinhos e outros que trabalham, tem empreendimentos e trafegam pelo centro seja tão banalizada, esquecida. Realmente fico indignado com tal descaso, tanta falta de respeito e vergonha na cara. Inclusive na nossa cara. Creio mesmo que temos o poder, mesmo com a acomodação e omissão de muitos que assim nos faz pagar muito caro! Até quando? Porém louvo iniciativas como essa de vocês e assim como este canal, precisamos exercitar mais o fazer, lutar e assim encontrarmos pares, para a grande revolução de posturas e costumes a ser implementada. Nós sabemos quem são os responsáveis, as tais "autoridades competentes" que tem o dever de nos oferecer segurança estão lá direta ou indiretamente por nossa vontade soberana, ou omissão. No mais é conviver com notícias e fatos trágicos como esse que infelizmente não irá cessar (dessa forma). Ano de copa, eleição e outras festanças mais e breve estaremos em 2011, 12, e por aí segue.A luta sempre foi árdua. Contem comigo

    ResponderExcluir
  3. Ricaru,

    O mesmo sentimento que está em você, irmão, está em mim. De revolta com os responsáveis diretos e com nós mesmos. Esteja certo que devemos agir, também estou à disposição.

    ResponderExcluir
  4. Oi, vi que entrou no meu blog (monicaboiteux.blog.br) e vim conhecer o seu. Muito bom, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir