segunda-feira, 8 de março de 2010

Praça Ubaldo Ramalhete




Uma praça sofre transformações ao longo da história. Caminha junto com as mudanças econômicas, culturais e sociais. Ela é palco de manifestações, convivências amistosas entre pessoas, liberdade, conflitos, amizades, alegrias, espaço de lazer, etc... A praça é um espaço geográfico imprescindível para o ser humano sentir-se menos sufocado num ambiente de asfalto e concreto. Lamentavelmente uma praça pode cair no abandono pelo poder público e depredada pelos habitantes. A praça é a extensão da nossa casa. Uma boa praça não é caracterizada apenas pelos seus equipamentos e jardins, mas pelo que ela representa culturalmente e socialmente às pessoas que fazem uso dela.
A praça Ubaldo Ramalhete no centro de Vitória apresenta um espaço destinado às crianças, no entanto anda descuidado (areia de qualidade duvidosa). Apresenta sujeira no local o que pode comprometer a saúde dos freqüentadores. É um espaço pequeno, no entanto, faz parte da história de muitas pessoas que até ontem eram crianças e ali ensaiaram os seus primeiros passos e construíram grandes amizades. Na medida em que as pessoas cultivam a história da praça e a cuidam, mais ela se torna um espaço vivo.

Enviado por: Luisa Monks

5 comentários:

  1. Mesmo assim ela é bem frequentada, tem um lugar q vende lanche e alguns bares q fica lotado em volta... passo nessa praça todo dia... adoro

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, Salve!

    Conheço bem esse maravilhoso recanto do nosso bairro. Lá encontramos muitas famílias, crianças a brincar no parquinho (com caixa de areia infectada), adolescentes, idosos seja jogando damas ou simplesmente conversando, encontrando amigos e tem o pessoal dos bares que usufruem do lugar. Temos alguns moradores a exemple da nossa querida gurdiã Amelinha e do combativo Advogado Fernando Claro entre outros dedicados moradores que ja tentaram inúmeras vezes solicitar desde a limpeza e higienização da areia para que as crianças brinquem sem o rsco de contrar alguma bactéria danosa, consertos dos brinquedos (quando quebram)até mesmo o reparo da quadra e pasmem; a restituição da escultura do Nobre Jurista Ubaldo Ramalhete Mais (Busto) que sumiu faz anos, em nome de uma restauração que não acontece nunca. Tem o restauro dos óculos do busto do Dr. Zerbinni e a manutenção das luminárias. Coisas que deveriam fazer parte da rotina da Prefeitura e sub-prefeitura. Mas que infelizmente estão relegadas a... última das últimas prioridades (se é que foram prioridade algum dia).

    O local é o ponto de humanização do bairro e juntamente com o Parque Moscoso, Costa Pereira e outros pontos do centro permitem que GENTE, conviva e mantenha a vida. Esses aparelhos de lazer da população são de fundamental importância.
    Muitos telefonemas, registros de solicitações foram feitos, existe inclusive uma tentativa de criar uma associação de amigos do entorno da Rua 7 para cuidar desses interesses tão nossos. Extender o calçadão até o Palácio da Fonte Grande (Palácio do Governo no fim da Rua 7). Assim, durante anos venho acompanhando esse processo.

    Fundamos uma associação de artistas e artesãos (ARTEEVIDENCIA) que expôs trabalhos durante mais de um ano na praça, temos o projeto de tornar esse evento permanente, porém nos falta apoio, uma simples solicitação de varrição do lugar é negado.
    Então creio que deveremos utilizar um termo tão em uso "Apropriação" e tomarmos conta do nosso patrimônio.

    No mais, a quem não frequenta o lugar, indico. As sextas no final da tarde a praça fica que parece mais um boulevard francês,ou melhor, uma linda Pracinha Capixaba. Com muita gente a usufruir do "Happy Hour" ou seja lá como queiram chamar.

    Existem projetos, desejos, propostas para incrementar o funcionamento da praça. Façamos isso antes que os marginais e traficantes resolvam invadí-la!

    Viva Ubaldo Ramalhete Maia, viva a nossa praça.

    Parabéns pela chamada.

    ResponderExcluir
  3. Sempre vou a esta praça c/ minha família, é um dos meus lugares preferidos aki no centro.O lugar é aconchegante e familiar, porém,a limpeza pública tem deixado a desejar.....infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Olha, sinceramente a praça nunca me atraiu! Acho que a iluminação também é precária e as poucas opções de bares BONS nos arredores decepciona. Uma feirinha de comidas e artesanatos, bem fiscalizada, organizada e LIMPA seria ótimo ali!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente estão acabando com a praça das crianças, desde que começou a funcionar o Bar Souza na praça Ubaldo ribeiro, ao lado da rua 7 de setembro no centro de vitória. Eles colocam as mesas na rua todo domingo, e além do som alto se caixa de som na calçada onde tem musica ao vivo, esta cada dia pior, não temos paz nessa região, o bar baury que fica próximo tb tem musica ao vivo, mas com o som bem mais baixo. E o disque silencio diz que vai ver mas não aparece. Quem passar ali no sábado ou no domingo durante o dia pode comprovar a altura do som, sem falar que fecham a rua com tantas mesas...os moradores não conseguem descançar, moram muitos idosos e crianças ali, mas não respeitam, se não fizermos alguma coisa em breve ficará impossível morar na lendária rua 7, os imóveis desvalorizam pq ninguém quer morar ao lado de tanta bagunça....

    ResponderExcluir